O marketing digital pode parecer esmagador, mas, na verdade, a maioria dos esforços se enquadra em duas categorias: pesquisa paga versus marketing de pesquisa orgânica (ou seja, anúncios PPC e SEO). E embora seja bom ter recursos ilimitados para jogar em ambos, sabemos que isso não é realidade. Infelizmente, isso significa que as empresas ficam imaginando o que é melhor.

Você opta pelo ganho rápido e caro de anúncios pagos? Ou você sacrifica agora para ganhar mais tarde com uma base sólida de SEO orgânico? A Kharis está aqui para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua empresa. Este guia do especialista para os prós e contras do marketing orgânico x pago pode ajudar a determinar a melhor maneira de cobrir suas bases com mais eficiência neste período de pandemia.

O que é marketing orgânico?

O marketing orgânico (também conhecido como marketing de entrada) é qualquer coisa que você faz para fazer com que os clientes o procurem naturalmente, e não através de ferramentas de marketing pago. Embora existam vários métodos diferentes para atingir seu público-alvo organicamente, tudo se resume à qualidade, força e extensão do seu SEO.

Blogs de negócios, press releases, boletins, postagens em blogs, vídeos, estudos de caso e publicações nas mídias sociais são exemplos de marketing orgânico.

O que é marketing pago?

Marketing pago é sempre que você paga por anúncios ou cliques para direcionar o tráfego da Internet para seu site, uma determinada página de destino, um perfil de mídia social etc. Você pode utilizar o poder do marketing pago por meio de plataformas como Google, Facebook, LinkedIn, Instagram e outras opções de PPC (pagamento por clique). Essencialmente, você está comprando visitas ao seu site.

Principais diferenças entre pesquisa paga e marketing de pesquisa orgânica

Além do óbvio – você gasta dinheiro diretamente em marketing pago e não em orgânicos – há várias diferenças entre os dois. É importante entender como o marketing pago e o orgânico diferem é importante na escolha do melhor caminho para alcançar seus objetivos.

Uma estratégia de marketing paga é normalmente usada para resultados rápidos ou venda difícil. Você está “enviando” conteúdo ao seu público-alvo para enviá-lo a páginas otimizadas para converter novos visitantes do site em clientes de longo prazo.

Por outro lado, a estratégia de SEO orgânico é cultivada por um longo período de tempo. As táticas são autênticas, naturais e baseadas em valores; você está construindo uma valiosa marca e autoridade do setor com seus clientes.

Agora, observe mais de perto os prós e os contras de cada estratégia de marketing e quando você deseja usar o marketing orgânico versus o pago para seus objetivos de negócios.

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Prós e contras do marketing de pesquisa orgânica
O marketing de busca orgânica tem pontos fortes que se encaixam em muitas estratégias de marketing bem-arredondadas.

Prós:

  • Não há limite para quantas pessoas você pode alcançar.
  • Os pagamentos são distribuídos ao longo do tempo, em vez de serem devidos imediatamente.
  • O marketing orgânico é uma solução a longo prazo que pode continuar a trabalhar a seu favor nos próximos anos, desde que você o acompanhe.
  • Maior flexibilidade e mais liberdade para ser criativo e exclusivamente você.
  • Você pode comercializar em todos os canais imagináveis, do Google ao Youtube.
  • Com base no esforço anterior, seu investimento continua aumentando com o tempo.

    Contras:
  • Você tem menos controle sobre quem está segmentando do que com anúncios pagos.
  • O SEO orgânico pode levar meses de trabalho de base antes de você começar a ver resultados reais.
  • Não é uma vitória garantida – especialmente se você não sabe o que está fazendo.
  • Seu sucesso depende de muito mais variáveis ​​do que as pagas.
  • Requer um certo nível de conhecimento e manutenção constante para atingir seus objetivos.
  • Você deve estar pronto e disposto a se adaptar às mudanças frequentes no cenário digital ou contratar uma agência preparada para essa inconsistência.

Objetivos comuns:

O marketing de pesquisa orgânica é mais adequado para fins de criação de marca, como:

Melhorar sua classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa para obter melhor visibilidade online.
Educar e converter os leitores do blog para estabelecer credibilidade.
Ganhando tráfego qualificado para seu site e outros ativos online.
Promovendo interações autênticas com os clientes.
Prós e contras do marketing de pesquisa paga
A pesquisa paga também tem espaço para muitas empresas, com pontos fortes que podem ser bastante atraentes.

Prós e contras do marketing de pesquisa paga

A pesquisa paga também tem espaço para muitas empresas, com pontos fortes que podem ser bastante atraentes.

Prós:

Resultados rápidos, adequados para objetivos de curto prazo e campanhas temporárias.
Alcance garantido (mas NÃO resultados garantidos).
A segmentação específica e granular permite encontrar os públicos-alvo de nicho e comercializá-los em um nível mais pessoal e relacionável.
Você pode usar a re-segmentação para alcançar os visitantes do site e oferecer mais chances de conversão.
Dados e resultados facilmente mensuráveis.
Configuração rápida e manutenção bastante fácil.
Você pode encontrar imediatamente seu público-alvo em qualquer plataforma que ofereça publicidade paga.

Contras:

  • Você paga por cada clique, independentemente de o visitante converter ou não.
  • Você tem que pagar para jogar, para aqueles com um orçamento maior ter uma vantagem.
  • Quando você para de pagar, o tráfego e as fontes de chumbo secam.
  • Não é uma estratégia de longo prazo, que pode induzi-lo a uma mentalidade de solução rápida.
  • Normalmente, você receberá menos cliques, já que 70-80% de todos os usuários ignoram anúncios pagos e se concentram nos resultados orgânicos.
  • O uso de bloqueadores de anúncios torna mais difícil alcançar seu público.

Objetivos comuns:

O marketing pago é adequado para objetivos mais orientados para vendas, como:

  • Atingir metas de vendas específicas.
  • Obtenção de resultados quantificáveis.
  • Atingir um ROI sólido.
  • Anunciar uma promoção ou campanha temporária.
  • Divulgar o lançamento do seu novo produto.
  • Superando os concorrentes em resultados pagos porque seu marketing orgânico ainda não entrou em vigor.

Combine pesquisa paga e orgânica para a combinação perfeita
Depois de olhar mais de perto os anúncios PPC versus o marketing orgânico, fica claro que um não é inerentemente melhor que o outro. Embora um método possa servir a um determinado objetivo agora, é provável que você use o outro método posteriormente para obter resultados ainda melhores.

Cada um deles serve a um propósito importante. A melhor estratégia é combinar esses dois métodos para obter o melhor dos dois mundos, em vez de escolher um sobre o outro.

Cada vez mais, vemos que uma das formas mais potentes de publicidade é o excelente conteúdo (uma tática orgânica). E anunciar um ótimo conteúdo (uma tática paga) ajuda a se espalhar. Portanto, use o marketing orgânico para melhorar seus anúncios pagos e use o marketing pago para aumentar o alcance de seus esforços orgânicos. É uma combinação perfeita.

Uma palavra sobre o tempo …

Ao avaliar os benefícios do marketing pago versus o orgânico, o tempo também é um fator importante. Normalmente, é aconselhável começar com o marketing orgânico. Uma estratégia de marketing orgânico é essencial para garantir o sucesso a longo prazo de seus negócios e pode ajudá-lo a descobrir o que converte bem. Em seguida, use a pesquisa paga para adicionar um chute extra a esses esforços. Começando com pago pode ser uma maneira cara de aprender o que funciona.

Obtenha o melhor dos dois mundos com uma agência full service em que você pode confiar.

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